MENU
Do Sul a Bahia: a construção do legado da família Faedo
Publicado em 01/02/2025 07:43
Noticia
Rogério Faedo chegou à Bahia na década de 90 / Foto: Arquivo pessoal
Rogério Faedo chegou à Bahia na década de 90 / Foto: Arquivo pessoal

A região Oeste da Bahia é um dos expoentes do agronegócio do Brasil. Porém, quem vê o sucesso hoje não imagina como foram às chegadas das primeiras famílias no local. O que é atualmente o maior polo de irrigação do Nordeste começou com a vinda de famílias gaúchas em busca de realizar seus sonhos e construir seus legados, como ocorreu com a família Faedo.

Mas para entendermos a importância da família Faedo na construção da cidade de Luís Eduardo Magalhães e de toda a região Oeste da Bahia, vamos voltar um pouco ao passado. A história traz consigo a conexão Itália e Brasil, como explica o empresário Rogério Faedo.

“Somos uma família de imigrantes italianos, pois meu avô chegou ao Rio Grande do Sul em 1898. Temos uma família grande, com 15 irmãos entre homens e mulheres”, destacou Rogério.

Rogério Faedo ao lado das suas três filhas / Foto: Arquivo Pessoal

Foi na que hoje é a pequena cidade de Água Santa, no Rio Grande do Sul, que os imigrantes da família Faedo desembarcaram. Lá, desenvolveram ao longo de quase todo o século XX duas tradições da família: a agricultura e o comércio metalúrgico.

No entanto, com os anos se passando, a já pequena cidade de Água Santa foi ficando ainda menor para os irmãos Faedo. No início da década de 1990, alguns deles resolveram sair pelo Brasil para expandir suas duas tradições familiares. O local que acabou sendo escolhido foi a região Oeste da Bahia, mais precisamente na cidade que viria se chamar Luís Eduardo Magalhães.

“Nos interessamos por umas áreas da região e acabamos adquirindo. Na época, praticamente não havia infraestrutura e nenhuma plantação, principalmente de soja que é a nossa tradição no Rio Grande. Na região já haviam alguns gaúchos e lá iniciamos essa atividade”, detalhou Rogério Faedo.

A família, então, se dividiu. Parte ficou no Sul e a outra migrou para a Bahia pra ver se a nova toada daria certo ou não. Logo na primeira tentativa veio a frustração, pois sem às facilidades advindas da tecnologia ao longo dos anos, não havia infraestrutura, como comunicação, qual semente utilizar, entre outros.

“Foi frustrante. Pensamos em desistir e voltar para o Sul. Mas, como todo gaúcho tem garra e nunca aceita voltar atrás, resolvemos tentar quantas vezes preciso fosse. Foram nas muitas tentativas que o progresso começou a chegar”, relembrou.

Rogério Faedo ao lado da sua esposa / Foto: Arquivo pessoal

Com o ramo da agricultura prosperando ao longos dos anos, a família decidiu pôr em prática a segunda tradição familiar. Em 1997 abriu o comércio de autopeças, retífica de motor e oficina mecânica. Com mais estrutura, desta vez, logo começou a se consolidar tornando-se a maior retífica de motores da região.

Família Faedo uniu comércio com agro

Já nos anos 2000, tudo começou a avançar após a emancipação. Mimoso do Oeste deixava de ser distrito de Barreiras para se tornar Luís Eduardo Magalhães. O agro passou a ser ainda mais forte, tornando o município a quinta maior economia da Bahia ao longo dos anos.

Com a soja como o carro-chefe, a família passou a expandir os negócios, sempre buscando o pioneirismo na região. Com todas as dificuldades desde a década de 90, os irmãos passaram a investir em infraestrutura e começaram a plantar feijão na entressafra da soja, para depois também investir em café e milho.

“A região foi crescendo conforme chegavam novas culturas e novas tecnologias. Nós fomos acompanhando o desenvolvimento local e fomos aumentando a área, adquirindo outras fazendas e investindo em mais infraestrutura”, afirmou.

Faedo e sua filha caçula / Foto: Arquivo pessoal

Como todo grande empresário, Rogério Faedo soube quando parar com uma das atividades. Como o café já não dava mais lucro, o fazendeiro preferiu encerrar a atividade, que deu lugar ao gado de corte, além da oficina mecânica, que vem da raíz da família.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online