MENU
Ansiedade
A ansiedade afeta o corpo e a mente de várias maneiras
Por Psican. Francisco Braga
Publicado em 24/07/2025 09:35 • Atualizado 24/07/2025 09:38
Saúde Mental

A ansiedade é um estado emocional de desconforto desencadeado por situações potencialmente ameaçadoras.

A ansiedade está ligada à percepção de contextos que sinalizam a possibilidade de ocorrências de situações negativamente reforçadas.

Há importante distinção entre ansiedade normal e ansiedade patológica.

Na ansiedade patológica, o grau de estimulação nervosa central não é porporcional às necessidades objetivas da situação externa.

A ansiedade é classificada como a principal manifestação psicopatológica nos seguintes transtornos: pânico, fobia, estresse pós-traumático e ansiedade generalizada - TAG.

A ansiedade afeta o corpo e a mente de várias maneiras.

Ela pode se manifestar no corpo como uma tensão ou aperto, ou como um desconforto no abdômem e na cavidade toráxica.

Emocionalmente, a ansiedade é vivenciada como medo, preocupação e passado um tempo, culmina-se em exaustão.

Em termos cognitivos, muitas vezes fica difícil pensar com clareza, e a pessoa mergulha na ruminação improdutiva ou no tipo de distorção de pensamento que é o foco da terapia psicanalítica, como catastrofização, generalização e pensamento dicotômico.

Esses padrões de pensamentos distorcidos muitas vezes provocam sintomas físicos desconfortáveis em pessoas com transtorno de ansiedade, que por sua vez levam a sentimentos de medo e preocupação, que por seu turno desencadeiam mais pensamentos ansiosos, perpetuando um círculo vicioso.

A ansiedade é definida como estado de humor desagradável, apreensão negativa em relação ao futuro e inquietação deconfortável, inclui manifestações somáticas como cefaleia, dispneia, taquicardia, tremores, vertigem, sudorese, náuseas, diarreia, etc. E as psíquicas, inquietação interna, insegurança, insônia, irritabilidade, desconforto mental, dificuldade para se conectar, etc.

É importante ressaltar que a psicanálise não oferece uma solução rápida ou cura imediata para a ansiedade, mas sim um processo de autoconhecimento e transformação que pode levar a uma mudança duradoura no modo como a pessoa lida com suas emoções e conflitos.

* Francisco Braga é Psicanalista Especialista em Ansiedade, Psicoterapia, Neuropsicofarmacologia e CID, Gestalt Terapia, Psicologia Hospitalar e Pós-graduando em Neuropsicanálise.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online