O trauma é uma marca, uma lesão de impacto, que certamente deixará uma ferida dolorida e desagradável em momentos vividos.
Da mesma forma que um objeto que se choca contra nosso corpo poder dilacerar a pele, assim acontece com a nossa alma, ou seja, atingindo em cheio a saúde mental.
Um objeto traumatizou o corpo, mas algumas experiências terríveis ferem a psiquê, marcando a personalidade do indivíduo.
Posso dizer que um somatório de traumas, envolve situações profundas bem difíceis de serem resolvidas, causada por vivências traumáticas, as quais vão produzir uma alteração no modo de uma pessoa existir.
Por causa de um trauma gera uma gastrite, que se não for tratada com terapia, pode alcançar o estado de uma úlcera, e dependendo do tempo, pode até já estar perfurada.
No aspecto psicanalítico, o trauma é compreendido como uma experiência que o indivíduo não consegue processar adequadamente, levando uma ruptura na saúde psíquica.
O tratamento terapêutico na Psicanálise do trauma, visa a elaboração dessas memórias traumáticas, permitindo que o paciente acesse e integre emocionalmente o conteúdo traumático, aliviando os sintomas e promovendo uma reorganização mental.
Ao explorar o inconsciente, o tratamento psicanalítico busca promover uma transformação duradoura, permitindo que a pessoa se livre do peso do passado e construa um futuro mais saudável.
Alguns principais traumas psicológicos:
- abuso físico ou emocional;
- perda de um ente querido;
- acidentes graves;
- doenças graves descobertas, como HIV, câncer, etc;
- desastres naturais;
- experiências de guerra, incluindo a violência urbana;
- negligência ou abandono;
- sentimentos de culpa ou vergonha.
Sendo um dos piores tipos, o trauma crônico ou trauma complexo, que ocorre quando algo altamente estressante acontece repetidamente ou dura muito tempo. Muitas vezes, quando se fala em traumas complexos, refere-se a abusos ou negligência grave na infância.
* Francisco Braga é Psicanalista Especialista em Ansiedade, Psicoterapia, Neuropsicofarmacologia e CID, Gestalt Terapia, Psicologia Hospitalar e Pós-graduando em Neuropsicanálise.