A menor cidade do Brasil em número de habitantes é também a que menos registra crimes no país. Localizada no interior de Minas Gerais, Serra da Saudade não registrou nenhum homicídio nos últimos 50 anos, de acordo com a Polícia Militar (PM). Além disso, a cidade também não registra roubos há pelo menos dez anos.
Baixa criminalidade
Com 856 moradores, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Serra da Saudade se mantém no posto de cidade menos populosa do país há 12 anos. Essa característica faz com que seus índices de criminalidade sejam praticamente inexistentes. Além da segurança, a cidade também oferece hospitalidade e espírito de comunidade.
Vida comunitária
No local, todos se conhecem e prezam pelo bem-estar uns dos outros. No aniversário da cidade, todos os moradores comparecem às festividades e um bolo é servido para cada um. Além disso, somente uma família representa 5% da população, o que reforça a vida comunitária na cidade.
Outras curiosidades de Serra da Saudade revelam seu cotidiano pacato e seguro. No centro da cidade, a prefeitura oferece wi-fi grátis para os moradores. Com apenas dois bairros, a cidade também não possui semáforos e faixas de pedestres, já que sua população reduzida oferece segurança no trânsito. Ao todo, são somente 32 ruas.
Estrutura
Apesar do baixo índice de habitação, Serra da Saudade possui um vasto território. Ao todo, são 335,6 km², maior que a capital do estado, Belo Horizonte, que tem 331,4 km². Essa extensão se torna um desafio quando a população precisa de atendimento hospitalar. Na cidade, não há hospital, apenas um posto de saúde para atendimentos primários e fornecimento de remédios.
Para procedimentos mais complexos, a população precisa se deslocar para hospitais de cidades vizinhas, como Estrela do Indaiá, há 15 km de Serra da Saudade.
Os únicos estabelecimentos na cidade são dois supermercados, uma loja de roupa, uma padaria, uma caixa lotérica e sete bares.